Presidente Epitácio, SP História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Presidente Epitácio, SP é de 19470000 à 19499999 e o código IBGE do município é 3541307. Quem nasce na cidade é chamado de epitaciano e para ligar para Presidente Epitácio utilize o DDD 18.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

No final do século XIX quando, no oeste paulista, Assis era a última cidade antes do que nos mapas constava como "sertão desconhecido" e desabitado desta parte do Estado de São Paulo com o Sul do Mato Grosso, uma estrada atravessando a região se fazia necessária.
Francisco Tibiriçá recebeu a concessão para executar essa obra, associando-se a Arthur de Aguiar Diederichsen. Os preparativos são realizados e no dia 1º de janeiro de 1907, Francisco Whitaker fundou, na margem paulista do rio Paraná, o Porto Tibiriçá, célula inicial de Presidente Epitácio. A Diederichsen & Tibiriçá, depois Companhia de Viação São Paulo - Mato Grosso (CVSPMG) desbravou e construiu a estrada Boiadeira. Porto Tibiriçá ganhou forte impulso e ao seu redor nasceu um patrimônio batizado de vila Tibiriçá. O local progrediu e, nas imediações do Porto Tibiriçá, surgiu a vila que nascia para ser Presidente Epitácio. É que o vilarejo possuía comércio variado, havia lotes à venda, coisas que faltavam na vila Tibiriçá. Explica-se assim a razão pela qual Presidente Epitácio foi vila, distrito e município, mesmo tendo iniciado mais ou menos 10 anos depois de Porto Tibiriçá, que na realidade nascera porto, seguindo seu destino como parte integrante e indissociável de Presidente Epitácio.
Na vila Tibiriçá existia toda uma estrutura voltada para a manutenção, abastecimento e estadia das embarcações. O movimento principal, que era o embarque e desembarque de passageiros, carga e descarga das embarcações, logo passou a ser do porto de Epitácio, o qual tinha mais calado e estava localizado junto aos trilhos da estrada de ferro.