Pedreira, SP História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Pedreira, SP é de 13920000 à 13929999 e o código IBGE do município é 3537107. Quem nasce na cidade é chamado de pedreirense e para ligar para Pedreira utilize o DDD 19.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Antes mesmo da chegada dos pioneiros que anos mais tarde dariam início a um povoado, indígenas das tribos Caiapós e Guarulhos já praticavam a pesca no rio Jaguari.
As terras que hoje pertencem a Pedreira já foram parte de uma sesmaria concedida aos senhores Joaquim Antonio Azevedo, Manuel José Villaça, José Pedroso Pinto e José Rodrigues Bueno, na época do chamado Sertão do Jaguari.
Com o tempo, se destaca no Bairro do Cascalho antes de 1800, Philipe Pires de Ávila, com terras que mais tarde seriam herdadas por João Pedro de Godoy Moreira, pai do fundador de Pedreira, o Cel. João Pedro de Godoy Moreira.
Assim, a Família dos Godoy Moreira, fundadores de Pedreira, se principiou durante o século XVI, quando da chegada do bandeirante Martin Afonso de Sousa às terras paulistas e se firmou na Capitania de São Paulo com Balthazar de Godoy.
Entretanto, Jusepe de Camargo é considerado o tronco da família do fundador de Pedreira, natural de Castela (Espanha), filho de Francisco de Camargo e de Gabriela Ortiz.
Relata-se a respeito de Jusepe de Camargo que um de seus filhos mais célebres foi José Ortiz de Camargo, da Bandeira de 1636 sob as ordens de Antonio Rapaso Tavares, combatendo os índios araxás nos sertões de Carijós.
Contudo, no final do século XVIII e início do século XIX, nascia a saga de uma geração que viria a constituir a tradicional Família dos Godoy Moreira, grandes cafeicultores paulistas vindo muitos deles a possuir grandes propriedades de terras nesse período em Pedreira.
Em 1811, casava-se em primeiras núpcias João Pedro de Godoy Moreira (filho de José Ortiz de Camargo e de Gertrudes Maria de Godoy, casados em 1788 na Freguesia do Jaguari) com Inácia Pires de Ávila, tendo deste matrimônio cinco filhos: Maria Pires de Ávila, José Pedro de Godoy Moreira, Antonio Pedro de Godoy Moreira, Anna Pires de Ávila e Gertrudes Maria de Godoy.
João Pedro de Godoy Moreira casa-se pela segunda vez com Anna Franco da Cunha, de cuja união tiveram seis filhos: Leopoldina Franco da Cunha, Joaquim Pedro de Godoy Moreira, Maria Franco da Cunha, Luiza Franco da Cunha, Bento Pedro de Godoy Moreira e o Cel. João Pedro de Godoy Moreira, que ao nascer recebe o nome de João Batista e após a morte de seu pai em 1864, assume o nome de seu pai e o lugar na família, e luta incansavelmente pela conquista da fundação da cidade, sendo considerado o grande desbravador e fundador de Pedreira em 31 de outubro de 1896, data na qual o município conquistou sua emancipação político-administrativa, sendo que ele fora um dos herdeiros das terras de sua mãe, da qual ela era proprietária da Fazenda do Jaguari, terras as quais ele, após a divisão das mesmas em 1864 vem a adquirir, comprando as de seus demais irmãos, tendo em mente a formação de uma vila nesse povoado, conhecido como o “Bairro dos Pedros”, em razão dos “Pedros” na família do fundador.