Guarantã, SP História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Guarantã, SP é de 16570000 à 16599999 e o código IBGE do município é 3518107. Quem nasce na cidade é chamado de guarantãense e para ligar para Guarantã utilize o DDD 14.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Por volta de 1921, a Companhia Telefônica Bragantina necessitando de postes para ampliação de sua rede, adquiriu as matas da região. Para fazer o escoamento desta madeira, conseguiu que a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil fizesse desvio de seus trilhos e instalasse um posto para embarque da madeira. Esse posto foi denominado Guarantã.
Altino Cardoso iniciou em torno dessa parada a fundação do patrimônio, tendo levantado um cruzeiro onde foi celebrada a primeira missa. Em 1925 iniciou a construção da Igreja dedicada à padroeira Santa Terezinha do Menino Jesus, época em que já estavam estabelecidos muitos moradores, entre eles os comerciantes José Assunção Méier, Antônio Guzela e José Bértoli.
Em pouco tempo formaram-se extensas fazendas dedicadas à cafeicultura iniciada por Francisco Martins, José Siqueira, Morotomi Maquizo, Batista Zacarin, Guerino Picheli e Ricieri Ricci, considerados também fundadores da cidade.
As altas produções de cafeicultura e o fácil aceso pela ferrovia atraíram outros moradores, aumentando o núcleo urbano.
O topônimo, corruptela indígena de “iara-tã” que significa madeira dura, refere-se às árvores da família das rutáceas, que formam as matas locais.