Apiaí, SP História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Apiaí, SP é de 18320000 à 18324999 e o código IBGE do município é 3502705. Quem nasce na cidade é chamado de apiaiense e para ligar para Apiaí utilize o DDD 15.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Conta-se que Francisco Xavier da Rocha, obrigado a fugir de Minas Gerais, onde havia sido Capitão-Mor de um de seus "arraiais", por crime ali praticado, veio parar nestas regiões com 150 escravos, fundando então um pequeno povoado.
Sabendo, por intermédio de um caçador de Itapetininga, da existência de ouro nas nascentes do Rio "Apiaí" veio então a estabelecer-se no lugar, de nome "Capoeiras" (hoje o distrito de Araçaiba), tendo depois seguido adiante fundando uma das primeiras povoações, que dariam origem ao município de Apiaí, com o nome de Santo Antonio das Minas.
Em 1.770, o governador D. Luiz Antonio de Souza Botelho de Moura elevou o povoado à categoria de vila com nova denominação de Santo Antonio das Minas de Apiaí.
A primitiva vila que deu origem á cidade de Apiaí, localizou-se em três lugares diferentes. O mais antiga, hoje conhecido como Vila Velha dos Peões, distantes alguns quilômetros de Apiaí atual, compunha-se de escravos e aventureiros, dispostos a mudarem- se para o primeiro lugar que lhes oferecessem melhores vantagens. Foi assim que à procura de ouro, muitos foram estabelecer-se junto ao Morro do Ouro (localizado no centro do município), dando origem a outra povoação. Mais tarde, ocorrendo ali um desmoronamento em que cem pessoas morreram soterradas, paralisando-se a mineração, visto que o Morro estava com muitas escavações para a exploração do precioso ouro, podendo ocorrer novos desmoronamentos, mesmo porque não havia ouro em quantidade suficiente para satisfazer a ambição de todos os exploradores (ingleses, americanos e os japoneses), muitos abandonaram o lugar e outros embrenharam-se nas matas vizinhas dedicando-se a lavoura.
Tais núcleos de povoação foram elevados, por Portaria de Morgado de Mateus e sancionada pelo governador de São Paulo, D. Luiz Antonio de Souza Botelho de Moura, à categoria de município, no ano de 1771. Constitui-se então o município dos atuais territórios, que hoje são os municípios de Ribeira, Iporanga e parte do Paraná (cidades estas que hoje fazem parte do Parque Estadual Turístico do Vale do Ribeira - PETAR).