Aguaí, SP História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Aguaí, SP é de 13860001 à 13869999 e o código IBGE do município é 3500303. Quem nasce na cidade é chamado de aguaiano e para ligar para Aguaí utilize o DDD 19.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Nos primórdios do Século XVIII, as famílias Alves e Tangerino apossaram-se de terras nesta região em que serpeia o Riacho Itupeva e de onde se avistam, ao longe, as Serras de Caldas. Depois, estes campos passaram a ser propriedade de Bento Dias Moreira, que por sua vez, os transferiu a João Moreira da Silva e Silvestre Antonio da Rosa. No início do Século XIX, João Moreira da Silva vendeu parte de suas terras a João Rodrigues da Fonseca, as mesmas que, depois, foram adquiridas pelo Capitão Joaquim Gonçalves Vallim.
Daí, graças à liberação de várias glebas doadas pelos herdeiros do Capitão Vallim, deu-se a formação da área para inicio do pequeno povoado às margens da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, na Estação de Cascavel, cujo nome é originário de antigo potreiro existente nas suas imediações, o qual, segundo lenda, teria abrigado enorme cobra dessa espécie.
Esta Estação foi inaugurada a 1º de janeiro de 1.887, constituindo-se no ponto de partida do Ramal de Poços de Caldas, ensejando interesse de pessoas fixarem residência e casas de comércio, pois eram vantajosas as perspectivas de desenvolvimento para a localidade.
Nesse mesmo ano, aqui chegou a família Braga, constituída pelo Major João Joaquim Braga, sua mulher dona Placidina Gonçalves Braga e filhos. Ficaram residindo bem próximo à Estação, em casa própria. Major Braga, natural de Braga, Portugal, é considerado o fundador de Cascavel pela reconhecida liderança e empenho no desenvolvimento da região.