Sul Brasil, SC História da Cidade
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Sul Brasil, SC é de 89855000 à 89855999 e o código IBGE do município é 4217758. Quem nasce na cidade é chamado de sul brasilense e para ligar para Sul Brasil utilize o DDD 49.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Histórico do Município
Esta comunidade formou-se por volta de 1954, com o nome de Sul Brasil em função do nome da empresa responsável pelo projeto de colonização da área que atualmente compõe o Município de Sul Brasil. A Companhia Colonizadora Sul Brasil Ltda, foi a responsável pela colonização de grande parte do Oeste de Santa Catarina, e as terras que compõe o município de Sul Brasil, foram por elas exploradas. A prática utilizada era a de explorar a madeira, lotear as terras e vendê-las às famílias de agricultores vindas de outras regiões.
Na época em que a Colonizadora Sul Brasil iniciou o processo de vendas das terras, nesta região viviam muitos caboclos, assim denominados as pessoas que viviam principalmente da caça e pesca (aqui no Rio Três Voltas, popular Rio Pesqueiro), além de plantarem principalmente mandioca e batata-doce. Grande parte destes que já residiam aqui foram embora e parte permaneceu aqui e acabavam trabalhado de diaristas (praticamente somente para a sobrevivência) para os colonizadores, principalmente imigrantes do Rio Grande do Sul, Paraná e litoral de Santa Catarina que vinham em busca de novas fronteiras agrícolas e melhores condições de vida. Os primeiros imigrantes compunha-se de um grupo em torno de 10 famílias, principalmente italianos e alemães, comprando de 10 a 20 hectares de terra.
Assim, hoje, algumas das famílias mais carentes são descendentes dos primeiros moradores, que aqui habitavam quando os primeiros colonizadores começaram a chegar. Mas, a maioria são descendentes de colonos que vieram para trabalhar na lavoura, sem nenhuma orientação técnica, apenas com o conhecimento repassado pelos pais, com muito pouco capital, apenas o necessário para adquirirem uma pequena gleba de terra. Empobreceram ainda mais pela falta de capacitação para administrar a propriedade. Já algumas outras famílias vieram posteriormente, provavelmente atropelados de outros municípios, formando alguns barracos, ou então casas em péssimas condições, trabalhavam de diaristas e sobreviviam precariamente.
Pesquisas histórias que vem sendo realizadas demonstram que a ocupação das terras de Sul Brasil iniciou nas primeiras décadas do século XX. Através dos registros eclesiásticos de casamentos e batizados efetuados pelos primeiros padres que visitaram a região Oeste do Estado de Santa Catarina
foram descobertos vários casamentos e batizados efetuados na localidade de Sul Brasil e Pesqueiro, onde atualmente localiza-se o Município.
Apesar das grandes dificuldades por que passaram os primeiros colonizadores, a comunidade foi prosperando ao longo dos anos. Foi assim que, através da Resolução número 004/68, de 16 de dezembro de 1968, aprovada pela Câmara de Vereadores de Modelo - SC, e pela Lei No 5.412, de 08 de dezembro de 1977, aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, foi transformado em Distrito de Sul Brasil, com sede municipal de Modelo - SC, e Comarca de Pinhalzinho - SC.
Com muito trabalho, em 27 de agosto de 1991, a Assembléia Legislativa aprova o Projeto de Lei no 225/91, que cria o Município de Sul Brasil. O sonho torna-se realidade, em 26 de
O município é banhado pelos Rios Burro Branco (que faz divisa com os municípios de Serra Alta, Modelo e Pinhalzinho) e Três Voltas, popularmente conhecido como Pesqueiro (que faz a divisa com os municípios de União do Oeste, Jardinópolis, e Irati).
Também fazem parte dos recursos hídricos municipais, o Lajeado Bueno, Lajeado Uru, Lajeado Três Amigos e Lajeado Barra Escondida, que tem sua origem no território do município.com subtropical a temperado, sem estação seca, sendo a precipitação pluviométrica entre 1700 a 2000 mm anuais, geralmente ocorrendo de forma bem distribuída, com exceção em alguns anos. Com uma altitude média de 418 metros a temperatura oscila de 0 a 34oC, ficando com uma média de 20oC.
1.1.1.Cobertura Vegetal
A cobertura vegetal é de pastagens naturais e formadas, matas naturais, reflorestamentos e capoeira. No município praticamente inexiste a exploração mineral.
Nos últimos anos tem aumentando a consciência ecológica da população, que, sabedora da importância das matas, tem preservado as matas ainda existentes, principalmente nas áreas de preservação permanente e vem buscando novas alternativas com a intensa implantação de reflorestamento, principalmente com espécies exóticas, que apesar de não trazerem um benefício direto tão grande ao meio ambiente, pelos menos diminui a pressão sobre as espécies nativas setembro de 1991, quando o então Governador Vilson Kleinübing sanciona a Lei Nº 8.353, que cria o município de Sul Brasil.
Localização do Município
Sul Brasil localiza-se na Mesoregião Oeste de Santa Catarina, mais precisamente na Microrregião do Meio Oeste Catarinense, cujo centro polenizador é Chapecó, integrando-se a AMOSC (Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina) que é composta por 20 municípios.
1.1.1.Limites
O município de Sul Brasil limita-se ao Norte com o município de Saltinho, ao Sul com o município de Pinhalzinho, ao Leste com os municípios de Irati, Jardinópolis e União do Oeste e ao Oeste com os municípios de Serra Alta e Modelo.
1.1.2.Área Física
O município tem uma área de 114,9 km2, sendo aproximadamente 114,05 km2 de área rural e 0,85 km2 de área urbana.
1.1.3.Localização Espacial
Com altitude média de 418 metros acima do nível do mar, Sul Brasil tendo como referência o Ponto 01 de Latitude 28o38? 10? S, e Longitude 52o59?43? W; e o Ponto 02 de Latitude 26o36?44? S, e Longitude 52o56?23? W.
Aspectos Naturais
1.1.4.Geologia e Relevo
As classe de solos predominantes são os Cambissolos, Litólicos e em menor escala Latossolos. A topografia do Município apresenta-se ondulada a fortemente ondulada na sua quase totalidade, sendo que as classes de solos 3 e 4 representam aproximadamente 75% da área total, onde estão situadas 81% das propriedades com até 20 hectares. Por suas características hídricas e de relevo, o município pode ser dividido em quatro micro bacias hidrográficas principais.
Pela sua característica de topografia bastante acidentada grande parte das áreas encontram-se em conflito de uso, o que acarreta danos ambientais, erosão, esgotamento dos solos e baixa produção agrícola.
1.1.5.Recursos Hídricos
O município é banhado pelos Rios Burro Branco (que faz divisa com os municípios de Serra Alta, Modelo e Pinhalzinho) e Três Voltas, popularmente conhecido como Pesqueiro (que faz a divisa com os municípios de União do Oeste, Jardinópolis, e Irati).
Também fazem parte dos recursos hídricos municipais, o Lajeado Bueno, Lajeado Uru, Lajeado Três Amigos e Lajeado Barra Escondida, que tem sua origem no território do município.
Criação do Município
O Município de Sul Brasil foi criado em 26 de setembro de 1991 através da Lei Estadual no 8.353, sendo que a sua implantação político-administrativa se deu em 01 de janeiro de 1993, estando hoje na Terceira Gestão de Governo.
1.1.15Origem étnica
A origem étnica predominante é a italiana originária do Rio Grande do Sul, correspondendo a 65%, seguindo de Alemães, Poloneses, Negros e Mestiços.
1.1.16Densidade Demográfica
A densidade demográfica é de 27,12 habitantes por Km2.
1.1.17Religião Predominante
A religião predominante é a católica, com presença também de igrejas evang´licas.
A economia básica do Município é a agricultura destacando - se como principais produtos: milho, fumo, soja, feijão, arroz, batata inglesa, mandioca, e trigo. Na pecuária destacam - se: bovinocultura (principalmente a bovinocultura leiteira), a avicultura e a suinocultura.
A produtividade nas lavouras do nosso município é baixa, na grande maioria das propriedades, em função de alguns fatores limitadores, que podem ser resumidos como segue:
Inadequado sistema de exploração da terra, que na maioria das propriedades ainda bastante rudimentar;
Topografia bastante acidentada;
Enfraquecimento do solo pelo uso intensivo e contínuo, sem a devida reposição de nutrientes;
Erosão devido a insuficiência de práticas de conservação do solo;
Uso excessivo e abusivo de produtos químicos (agrotóxicos e adubos químicos altamente solúveis);
Como componente da economia do município também merece menção a atividade industrial e comercial, que proporcionam emprego e renda para centenas de munícipes, além de também contribuírem para a formação do PIB do município.
Ainda fazem parte da economia do município 02 fábricas de móveis que empregam aproximadamente 140 funcionários, no total.
GESTÃO ATUAL:
Prefeito Municipal: DELCI ANTÔNIO VALENTINI
Vice - Prefeito: ANTONIO MARIO TASCA
Esta comunidade formou-se por volta de 1954, com o nome de Sul Brasil em função do nome da empresa responsável pelo projeto de colonização da área que atualmente compõe o Município de Sul Brasil. A Companhia Colonizadora Sul Brasil Ltda, foi a responsável pela colonização de grande parte do Oeste de Santa Catarina, e as terras que compõe o município de Sul Brasil, foram por elas exploradas. A prática utilizada era a de explorar a madeira, lotear as terras e vendê-las às famílias de agricultores vindas de outras regiões.
Na época em que a Colonizadora Sul Brasil iniciou o processo de vendas das terras, nesta região viviam muitos caboclos, assim denominados as pessoas que viviam principalmente da caça e pesca (aqui no Rio Três Voltas, popular Rio Pesqueiro), além de plantarem principalmente mandioca e batata-doce. Grande parte destes que já residiam aqui foram embora e parte permaneceu aqui e acabavam trabalhado de diaristas (praticamente somente para a sobrevivência) para os colonizadores, principalmente imigrantes do Rio Grande do Sul, Paraná e litoral de Santa Catarina que vinham em busca de novas fronteiras agrícolas e melhores condições de vida. Os primeiros imigrantes compunha-se de um grupo em torno de 10 famílias, principalmente italianos e alemães, comprando de 10 a 20 hectares de terra.
Assim, hoje, algumas das famílias mais carentes são descendentes dos primeiros moradores, que aqui habitavam quando os primeiros colonizadores começaram a chegar. Mas, a maioria são descendentes de colonos que vieram para trabalhar na lavoura, sem nenhuma orientação técnica, apenas com o conhecimento repassado pelos pais, com muito pouco capital, apenas o necessário para adquirirem uma pequena gleba de terra. Empobreceram ainda mais pela falta de capacitação para administrar a propriedade. Já algumas outras famílias vieram posteriormente, provavelmente atropelados de outros municípios, formando alguns barracos, ou então casas em péssimas condições, trabalhavam de diaristas e sobreviviam precariamente.
Pesquisas histórias que vem sendo realizadas demonstram que a ocupação das terras de Sul Brasil iniciou nas primeiras décadas do século XX. Através dos registros eclesiásticos de casamentos e batizados efetuados pelos primeiros padres que visitaram a região Oeste do Estado de Santa Catarina
foram descobertos vários casamentos e batizados efetuados na localidade de Sul Brasil e Pesqueiro, onde atualmente localiza-se o Município.
Apesar das grandes dificuldades por que passaram os primeiros colonizadores, a comunidade foi prosperando ao longo dos anos. Foi assim que, através da Resolução número 004/68, de 16 de dezembro de 1968, aprovada pela Câmara de Vereadores de Modelo - SC, e pela Lei No 5.412, de 08 de dezembro de 1977, aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, foi transformado em Distrito de Sul Brasil, com sede municipal de Modelo - SC, e Comarca de Pinhalzinho - SC.
Com muito trabalho, em 27 de agosto de 1991, a Assembléia Legislativa aprova o Projeto de Lei no 225/91, que cria o Município de Sul Brasil. O sonho torna-se realidade, em 26 de
O município é banhado pelos Rios Burro Branco (que faz divisa com os municípios de Serra Alta, Modelo e Pinhalzinho) e Três Voltas, popularmente conhecido como Pesqueiro (que faz a divisa com os municípios de União do Oeste, Jardinópolis, e Irati).
Também fazem parte dos recursos hídricos municipais, o Lajeado Bueno, Lajeado Uru, Lajeado Três Amigos e Lajeado Barra Escondida, que tem sua origem no território do município.com subtropical a temperado, sem estação seca, sendo a precipitação pluviométrica entre 1700 a 2000 mm anuais, geralmente ocorrendo de forma bem distribuída, com exceção em alguns anos. Com uma altitude média de 418 metros a temperatura oscila de 0 a 34oC, ficando com uma média de 20oC.
1.1.1.Cobertura Vegetal
A cobertura vegetal é de pastagens naturais e formadas, matas naturais, reflorestamentos e capoeira. No município praticamente inexiste a exploração mineral.
Nos últimos anos tem aumentando a consciência ecológica da população, que, sabedora da importância das matas, tem preservado as matas ainda existentes, principalmente nas áreas de preservação permanente e vem buscando novas alternativas com a intensa implantação de reflorestamento, principalmente com espécies exóticas, que apesar de não trazerem um benefício direto tão grande ao meio ambiente, pelos menos diminui a pressão sobre as espécies nativas setembro de 1991, quando o então Governador Vilson Kleinübing sanciona a Lei Nº 8.353, que cria o município de Sul Brasil.
Localização do Município
Sul Brasil localiza-se na Mesoregião Oeste de Santa Catarina, mais precisamente na Microrregião do Meio Oeste Catarinense, cujo centro polenizador é Chapecó, integrando-se a AMOSC (Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina) que é composta por 20 municípios.
1.1.1.Limites
O município de Sul Brasil limita-se ao Norte com o município de Saltinho, ao Sul com o município de Pinhalzinho, ao Leste com os municípios de Irati, Jardinópolis e União do Oeste e ao Oeste com os municípios de Serra Alta e Modelo.
1.1.2.Área Física
O município tem uma área de 114,9 km2, sendo aproximadamente 114,05 km2 de área rural e 0,85 km2 de área urbana.
1.1.3.Localização Espacial
Com altitude média de 418 metros acima do nível do mar, Sul Brasil tendo como referência o Ponto 01 de Latitude 28o38? 10? S, e Longitude 52o59?43? W; e o Ponto 02 de Latitude 26o36?44? S, e Longitude 52o56?23? W.
Aspectos Naturais
1.1.4.Geologia e Relevo
As classe de solos predominantes são os Cambissolos, Litólicos e em menor escala Latossolos. A topografia do Município apresenta-se ondulada a fortemente ondulada na sua quase totalidade, sendo que as classes de solos 3 e 4 representam aproximadamente 75% da área total, onde estão situadas 81% das propriedades com até 20 hectares. Por suas características hídricas e de relevo, o município pode ser dividido em quatro micro bacias hidrográficas principais.
Pela sua característica de topografia bastante acidentada grande parte das áreas encontram-se em conflito de uso, o que acarreta danos ambientais, erosão, esgotamento dos solos e baixa produção agrícola.
1.1.5.Recursos Hídricos
O município é banhado pelos Rios Burro Branco (que faz divisa com os municípios de Serra Alta, Modelo e Pinhalzinho) e Três Voltas, popularmente conhecido como Pesqueiro (que faz a divisa com os municípios de União do Oeste, Jardinópolis, e Irati).
Também fazem parte dos recursos hídricos municipais, o Lajeado Bueno, Lajeado Uru, Lajeado Três Amigos e Lajeado Barra Escondida, que tem sua origem no território do município.
Criação do Município
O Município de Sul Brasil foi criado em 26 de setembro de 1991 através da Lei Estadual no 8.353, sendo que a sua implantação político-administrativa se deu em 01 de janeiro de 1993, estando hoje na Terceira Gestão de Governo.
1.1.15Origem étnica
A origem étnica predominante é a italiana originária do Rio Grande do Sul, correspondendo a 65%, seguindo de Alemães, Poloneses, Negros e Mestiços.
1.1.16Densidade Demográfica
A densidade demográfica é de 27,12 habitantes por Km2.
1.1.17Religião Predominante
A religião predominante é a católica, com presença também de igrejas evang´licas.
A economia básica do Município é a agricultura destacando - se como principais produtos: milho, fumo, soja, feijão, arroz, batata inglesa, mandioca, e trigo. Na pecuária destacam - se: bovinocultura (principalmente a bovinocultura leiteira), a avicultura e a suinocultura.
A produtividade nas lavouras do nosso município é baixa, na grande maioria das propriedades, em função de alguns fatores limitadores, que podem ser resumidos como segue:
Inadequado sistema de exploração da terra, que na maioria das propriedades ainda bastante rudimentar;
Topografia bastante acidentada;
Enfraquecimento do solo pelo uso intensivo e contínuo, sem a devida reposição de nutrientes;
Erosão devido a insuficiência de práticas de conservação do solo;
Uso excessivo e abusivo de produtos químicos (agrotóxicos e adubos químicos altamente solúveis);
Como componente da economia do município também merece menção a atividade industrial e comercial, que proporcionam emprego e renda para centenas de munícipes, além de também contribuírem para a formação do PIB do município.
Ainda fazem parte da economia do município 02 fábricas de móveis que empregam aproximadamente 140 funcionários, no total.
GESTÃO ATUAL:
Prefeito Municipal: DELCI ANTÔNIO VALENTINI
Vice - Prefeito: ANTONIO MARIO TASCA