Barra do Rio Azul, RS História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Barra do Rio Azul, RS é de 99795000 à 99799999 e o código IBGE do município é 4301925. Quem nasce na cidade é chamado de barrazulense e para ligar para Barra do Rio Azul utilize o DDD 54.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

A história da Barra do Rio Azul, localizada no Alto Uruguai, confunde-se com a histó-ria da sua antiga sede municipal, Aratiba, cuja colonização foi iniciada em 1917, quando a Companhia Luci Rosa demarcou toda a região. Antes de chamar-se Aratiba, a ex-sede era de-nominada Rio Novo. O nome Barra do Rio Azul provém do fato de, no centro dessa cidade, ocorrer o encontro do Rio Azul com o Rio Paloma, assim denominado até encontrar o Rio Uru¬guai.
Em 1914, a localidade de Barra do Rio Azul começou a receber os primeiros colonos de origem italiana. Entretanto, foi a partir da década de 1920 que o fluxo migratório se tornou mais intenso.
A primeira casa comercial de Barra do Rio Azul data de 1928, com o nome Comércio de Tecidos Detoni Ltda.; a casa funciona até hoje com a mesma razão social, embora tenha ampliado suas atividades para a criação de suínos e caprinos de raça, tendo obtido diversos prêmios em exposições.
Em 1927, era erguida a primeira capela (na qual o frei Cyrillo Stock oficiou a primeira missa), que, em 1938, veio a constituir a Paróquia Medianeira. Após uma reforma, feita em 1988, essa igreja se tornou uma atração turística, graças à sua arquitetura.
A atual Escola de 1º Grau Completo Cardeal Leme foi a primeira escola de Barra do Rio Azul, construída em 1929; seu primeiro professor foi João Nuckirchen.
O primeiro hospital foi construído em 1942, sob orientação do Dr. Walter Pecoits, e adquirido sete anos mais tarde pelo Dr. Dario Wilfredo Waldivia Almanza.
Até meados de 1950, Barra do Rio Azul foi um importante centro urbano, se compara-do aos padrões de pequenas localidades do período. Dispunha de energia elétrica, possuía um comércio intenso e um grande e bem-equipado hospital, que se destinava, inclusive, ao atendi-mento da demanda das populações vizinhas.
Nessa época, Barra do Rio Azul disputava a economia da região com centros urbanos vizinhos como Aratiba, Itatiba do Sul e Barão de Cotegipe. Entretanto, a emancipação política desses municípios, somada à exclusão de Barra do Rio Azul das principais rotas da região, comprometeu a dinâmica da sua economia, que atravessou um prolongado período de estag-nação. Com a emancipação político-administrativa do distrito em 20 de março 1992, a comunidade local buscava uma mudança nessa situação, de forma a melhorar a qualidade de vida das fa¬mílias da região.