Araricá, RS História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Araricá, RS é de 93880000 à 93889999 e o código IBGE do município é 4300877. Quem nasce na cidade é chamado de arariquense e para ligar para Araricá utilize o DDD 51.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

As terras onde hoje se encontra o município de Araricá fizeram parte da fazenda Padre Eterno, nome dado à região pelos portugueses em 1777. Compreendiam a área entre o arroio Grande (leste) e o arroio das Pedras, hoje arroio Schmitt, em Campo Bom (oeste); e entre a escarpa do planalto (norte) e o rio dos Sinos (sul). Era uma grande sesmaria que foi alvo de disputa de posseiros durante anos.
Em julho de 1842, Johann Peter Schmitt adquiriu as terras da fazenda Padre Eterno em um leilão. O lado leste, onde hoje se situa Araricá, continuava desocupado e sem documentação. Na encosta do Ferrabraz, entre 1845 e 1860 foram vendidos os primeiros lotes para parentes e compadres de Johann Peter Schmidt, e assim iniciou-se a colonização. Em 1868, Johann Peter Schmidt morreu e, então, Francisco Pedro de Abreu, o Barão do Jacuhy, requereu as terras devolutas restantes mais ao leste. Começou a ocupação central e leste da localidade, com ruas planejadas e lotes definidos.
O nome Araricá tem origem indígena, e significa “bebedouro dos papagaios” ou “mato dos papagaios”. A palavra “ararica”, sem acento, é o nome popular de uma arara (Ara militaris), de cor verde, com penas azuis e vermelhas nas costas, na cauda e na cabeça. Essa espécie pode ser encontrada no México e nos países sul-americanos do oeste, até o norte da Argentina. No Brasil é encontrada nas encostas (arariquara ou ararí-caa, termos indígenas). Anos atrás, era comum encontrar papagaios na região das encostas do morro Ferrabraz: suas vertentes ofereciam água pura e suas árvores serviam de descanso para as aves em migração. A localidade recebeu o nome em 1944.