Ametista do Sul, RS História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Ametista do Sul, RS é de 98465000 à 98469999 e o código IBGE do município é 4300646. Quem nasce na cidade é chamado de ametistense e para ligar para Ametista do Sul utilize o DDD 55.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Até a década de 1930, uma mata muito fechada, quase intransponível, sobre uma superfície totalmente irregular, serviu para acobertar a maior jazida de ametistas do mundo. As primeiras pedras foram descobertas por acaso por agricultores e caçadores sob as raízes de árvores, córregos e áreas lavradas. Aos poucos foram aparecendo, no meio da densa floresta, trilhos que ligariam a localidade a vários outros povoados, como Iraí, Planalto, Barril (Frederico Westphalen) e Rodeio Bonito.
Com o término da Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, o interesse pela exploração aumentou, devido ao grande valor comercial das pedras. Nessa época surgiram os primeiros garimpeiros, que faziam as escavações em forma de poço, com uma abertura lateral chamada de carregador, procedimento facilitado pela topografia acidentada da região.
Em meados de 1950, já se instalava um pequeno comércio local. Em frente a esse comércio, foi construído um pequeno altar no qual foi colocada a estátua do Arcanjo São Gabriel, que deu nome ao lugar até 1992. Nesse período começaram a chegar muitas famílias de origem italiana, vindas de Caxias do Sul, para trabalhar na agricultura, pois a terra era muito fértil. Também na década de 1950, foi instalada em São Gabriel uma escola rural de 1º grau incompleto, uma igreja foi edificada e novas estradas foram construídas.
Na década de 1960, a agricultura era muito forte na região, bem como a suinocultura. No início dos anos 1970 deu-se o auge da extração de pedras preciosas; o garimpo, até então feito ao ar livre, passou à forma de túneis, que atualmente podem atingir a profundidade de 800 metros. Com a instalação de grandes empresas exportadoras no distrito, os negócios começaram a prosperar, e começaram a chegar mais habitantes e mais máquinas para a exploração dos minérios.
Nos anos 1980 o povoado começava a ganhar ares de cidade, com ruas e avenidas bem-traçadas e calçadas, água canalizada, iluminação pública, linha telefônica, ginásio de esportes, hospital etc. Na década de 1990 iniciou-se o movimento emancipacionista, que alcançou seu objetivo em 20 de março de 1992, quando foi criado o município de Ametista do Sul, composto da seguinte forma: 65% de seu território desmembrado do município de Planalto, 5% de Rodeio Bonito e 30% de Iraí.