Santa Fé, PR História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Santa Fé, PR é de 86770000 à 86779999 e o código IBGE do município é 4123402. Quem nasce na cidade é chamado de santa-feense e para ligar para Santa Fé utilize o DDD 44.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

A região de Santa Fé encontrava-se nos planos de concessões do Governo do Paraná muito antes de 1948, quando, em 1928, o engenheiro civil Antônio Alves de Almeida foi encarregado de construir uma estrada de rodagem. No final de 1928 quarenta dos setenta quilômetros que ligavam Porto Afonso Camargo, na margem esquerda do rio Paranapanema, à cachoeira Santa Fé, no rio Bandeirantes do Norte, já estavam prontos.
Em 24 de abril de 1941, o governo do Estado concedeu ao senhor José César de Millo Sampaio cerca de cinqüenta e sete mil metros quadrados em um lote na região de Santa Fé, sob o título de compra de terras devolutas, constando como lote de número 14. Em maio de 1945, o senhor Urbano Lunardelli, proprietário agrícola residente em Londrina, comprou estas terras de Sampaio. A gleba em questão constava oficialmente como núcleo Santa Fé.
Em 1948 Luiz Zapparolli adquiriu um lote de terras com 202,35 alqueires paulistas, equivalentes a 489,68 hectares, na Gleba Núcleo Santa Fé, distrito do município de Arapongas e comarca de Apucarana. Essa gleba fazia parte do lote n.º 14, desmembrado da colônia Nova Bahia, distrito de Rolândia. O senhor Zapparolli decidiu nesse ano montar uma serraria na região, com vistas a fornecer madeira a diversas localidades. Decidiu também instalar uma imobiliária para efetuar a venda de terrenos e assim formar uma cidade. Para essa empreita convidou seu cunhado, Lupércio Carezzato, e um amigo, Militão Bento França, que logo compraram a empresa de vendas de lotes de Zapparolli, passando a ditar os rumos da ocupação da cidade.