Arapongas, PR História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Arapongas, PR é de 86700001 à 86719999 e o código IBGE do município é 4101507. Quem nasce na cidade é chamado de araponguense e para ligar para Arapongas utilize o DDD 43.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O município de Arapongas, situado na região norte do Paraná, resultou da iniciativa da Companhia de Terras Norte do Paraná, pioneira do povoamento da região. O idealizador e fundador da cidade de Arapongas foi William da Fonseca Brabason Davids, diretor da Companhia de Terras Norte do Paraná, que, na época da fundação de Arapongas, exercia o cargo de prefeito de Londrina. No ano de 1935, o comerciante francês Renê Cellot e sua filha Geanine Cellot compraram os primeiros lotes de terrenos destinados à construção urbana. Assim, em 1935, Renê Cellot e sua filha se estabeleceram com uma casa comercial no mesmo local onde ainda hoje se encontra o prédio do Banco Brasileiro de Descontos. No mesmo ano foi aberto e vendido o primeiro lote agrícola Floriano Freire. Imediatamente, diversos outros lavradores, de diferentes nacionalidades, fixaram residência no lugar e se estabeleciam com casas de comércio.
Nos anos seguintes foram povoadas as glebas destinadas às colônias formadas por imigrantes japoneses e eslavos, surgindo, assim, em 1937, as já povoadas colônias Esperança e Orle, que contribuíram para o progresso e expansão do novo patrimônio. Arapongas continuou a fazer parte do território do município de Londrina até o ano de 1943, quando foi criado o município de Rolândia, ao qual passou a pertencer como distrito. Devido à falta de transportes, o distrito crescia vagarosamente, o que se agravou ainda mais em decorrência das restrições motivadas pela segunda grande guerra. Nessas condições, até o ano de 1945, a sede distrital possuía aproximadamente 600 casas e era servida pela então Estrada de Ferro São Paulo-Paraná.
Pela riqueza das terras, apropriadas para cultura do café, e pela facilidade para escoamento da produção, arapongas oferecia as condições necessárias para emancipação, que se verificou a 10 de outubro de 1947.