Gravatá, PE História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Gravatá, PE é de 55640001 à 55649999 e o código IBGE do município é 2606408. Quem nasce na cidade é chamado de gravataense e para ligar para Gravatá utilize o DDD 81.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O município de Gravatá teve origens numa fazenda, em 1808, pertencente a José Justino Carreiro de Miranda, local esse que servia como hospedagem para os viajantes que iam comercializar o açúcar e a carne bovina, principais produtos da época, que eram levados em embarcações do Recife até o interior. Como a navegação pelo rio Ipojuca era difícil, os comerciantes eram obrigados a fazer paradas estratégicas para evitar também que o gado perdesse peso.
Uma dessas paradas ficou conhecida como Crauatá, denominação, que deriva do tupi (Karawatã: mato que fura), por conta da predominância de uma planta do gênero da família das bromélias, também chamada caraguatá, caroatá, caroá e gravatá.
Foi no fim do século que José Justino Carreiro de Miranda tomou posse da Fazenda Gravatá que, por muito tempo, serviu de hospedagem para viajantes e, como consequência natural, surgiram dois arruados, um em cada margem do rio.
Em 1816 iniciou-se a construção de uma capela dedicada a Sant’Ana que, em 1822, seria concluída por João Félix Justiniano. Em seguida, as terras foram divididas em 100 lotes e vendidas aos moradores, dando início ao povoado de Gravatá, sendo um distrito do município de Bezerros.
Em 1857, 35 anos depois da inauguração da capela, a povoação elevada à Freguesia de Gravatá.