Monte Alegre, PA História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Monte Alegre, PA é de 68220000 à 68229999 e o código IBGE do município é 1504802. Quem nasce na cidade é chamado de montalegrense e para ligar para Monte Alegre utilize o DDD 93.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

No desenvolvimento da catequese, no início da colonização portuguesa no Pará, aos religiosos da Piedade foi entregue grande parte da zona da margem esquerda do rio Amazonas, para a fundação de missões e reduções de índios, núcleos que constituíram, em número avultado, as primitivas origens dos centros de população da Amazônia.
É provável que o serviço de catequese tenha sido iniciado nas paragens além do rio Jarí pelos religiosos da Piedade, que pertenciam à grande ordem fundada por São Francisco de Assis, e que tiravam o seu nome da província religiosa portuguesa a que pertenciam, antes de 1710, porquanto, uma Carta Régia de 2 de julho daquele ano, entregando o rio Jarí aos padres da Companhia de Jesus, excluiu dele os religiosos das Mercês e da Piedade, que naturalmente catequizavam já na margem esquerda do rio Amazonas.
A época precisa da fundação do núcleo que deu origem à atual sede do município de Monte Alegre não é conhecida, havendo ficado a tradição de ter sido criado pelos padres da Piedade com índios da aldeia de Gurupatuba, situada à margem do rio do mesmo nome, transferidos para o lugar, em que hoje assenta a cidade de Monte Alegre.
Constituída freguesia sob a invocação de São Francisco de Assis, foi elevada a vila, por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, com a denominação de Monte Alegre, nome tirado do aspecto topográfico em que assenta.