Inocência, MS História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Inocência, MS é de 79580000 à 79589999 e o código IBGE do município é 5004403. Quem nasce na cidade é chamado de inocentino e para ligar para Inocência utilize o DDD 67.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

As terras ocupadas pelo município de Inocência foram inicialmente povoadas por criadores de gado, que aí aportaram em busca de melhores pastagens para seus rebanhos. Com seus estabelecimentos já alicerçados, começaram a sentir as dificuldades de comunicação e comercialização, pois se encontravam distantes dos núcleos urbanos. Assim, tomaram a iniciativa de fundar um povoado e, com essa finalidade, em 1947, reuniram-se Juventino Campos, João Barbosa Ferreira, Symphrônio Júnior, José Maria Albino, Francisco Albino, Antônio Ferreira Leal, Lauriston, Amâncio Nepomuceno, Franklin Gomes da Silva, Pedro Paulo de Queiróz, Alexandre Batista Garcia, Júlio José dos Santos, Aurélio Valadão e outros, estabelecendo as bases do empreendimento. Em nome de Alexandre Batista Garcia, Pedro Vilela Valadão e Raul Rached foram adquiridas, da Fazenda Bocaina, quatro alqueires goianos de terras, localizadas entre os córregos Sanfona e Viola.
As terras foram loteadas e, iniciadas as vendas, foram aparecendo as primeiras construções. Surgia então um novo povoado que tomou a denominação de Bocaina.
Em 1951, em imóvel cedido por Alexandre Batista Garcia, foi instalada a primeira escola. Nesse mesmo ano, por iniciativa e colaboração de seus habitantes, erigiu-se a Igreja Católica.
O povoado teve posteriormente sua denominação alterada para Inocência.
O topônimo do município foi adotado numa homenagem ao romance “Inocência”, de Alfredo de Escragnolle Taunay, Visconde de Taunay, cujo enredo retrata fatos e costumes da região.