Sapucaí-Mirim, MG História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Sapucaí-Mirim, MG é de 37690000 à 37699999 e o código IBGE do município é 3165404. Quem nasce na cidade é chamado de sapucaiense e para ligar para Sapucaí-Mirim utilize o DDD 35.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

As primeiras notícias acerca da região datam do início do século XVIII e deve sua origem a penetração de bandeirantes à procura do ouro das Minas Gerais. Sapucaí Mirim, como as demais cidades da região, tem como desbravador o bandeirante Gaspar Vaz da Cunha, "O Oyaguara". Os seus fundadores partiram do município paulista de Taubaté, precisamente em 1853, tão logo aqui chegado localizaram-se no local denominado "Guarda Velha". Como o local confinava com o município mineiro de Camanducaia (então denominado Jaguari), existiam no referido local muitos posseiros vindos desses municípios confinantes, e não tardou que se originassem disputas entre os possantes de Camanducaia e os desbravadores paulistas, questões essas certamente motivadas pelas divisas de terrenos aposseados.
Antes da vinda dos exploradores paulistas, o local era habitado por tribos indígenas, Não se pode precisar qual a tribo a que pertenciam, mas supõe-se, segundo diversos estudiosos do assunto locais, que seja uma tribo dos coianazes, que habitava as beiras da serra da Mantiqueira, linha divisória entre Minas e São Paulo nesta região.
No começo do século XIX, as terras férteis e o ótimo clima atraíam os colonos, que se dedicavam à lavoura e pecuária. Além disto, o rio Sapucaí Mirim, onde a pesca era farta e variada, fez com que ali se originasse os primeiros núcleos de população, dando origem ao povoado que logo se denominou "Sant’Ana do Paraíso", tendo como padroeira a Nossa Senhora SantAna. Dada a crescente povoação, vários outros residentes, fizeram a doação do patrimônio para formação do arraial, mandando edificar uma matriz em honra à padroeira SantAna e ao rio Sapucaí-Mirim, em cujo vale está localizada a atual cidade.