Pedra do Indaiá, MG História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Pedra do Indaiá, MG é de 35565000 à 35566999 e o código IBGE do município é 3148905. Quem nasce na cidade é chamado de indaiaense e para ligar para Pedra do Indaiá utilize o DDD 37.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

No alto de seu maior morro existe a Capela de São Miguel, erguida na divisa de duas fazendas por dois Coronéis irmãos da família Silva no ano de 1729. Nesse local, foi encontrada a imagem do Senhor Bom Jesus. A capela foi abandonada, com isso seu teto e partes de suas paredes construídas de pedra vieram ao chão e logo o seu interior foi usado como cemitério da família Silva, onde várias pessoas estão sepultadas.
Com o passar dos anos e, com a chegada ao município do (hoje falecido) Padre Miguel Rodrigues dos Anjos, foi restaurada, em setembro de 1982, com a ajuda da população. Hoje, é um ponto turístico da cidade e sua restauração é comemorada todos os anos no primeiro domingo de setembro (data de sua reinauguração), numa comemoração que atrai romeiros de toda região para participar da então “Festa da Igrejinha”. Junto à referida capela fica o cemitério da cidade e, ainda, um pequeno “castelo” erguido pelo Padre Miguel.
Em 1952, foi celebrado o primeiro Jubileu do Senhor Bom Jesus, pelo reverendíssimo Padre João Bruno Barbosa, que dirigiu a paróquia da cidade durante 12 anos. Essa festa é celebrada todos os anos de 10 a 14 de setembro em homenagem a milagrosa imagem.
A partir dos anos 90, a cidade teve seu maior desenvolvimento devido a instalação de uma indústria de Carbonato de Cálcio, que emprega, hoje, cerca de 140 funcionários. Sua economia se baseia, também, na agricultura familiar e na criação de gado leiteiro. A cidade possui, ainda, uma fábrica de fogos de artifício, e confecções de médio porte.