Igaratinga, MG História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Igaratinga, MG é de 35695000 à 35699999 e o código IBGE do município é 3130200. Quem nasce na cidade é chamado de igaratinguense e para ligar para Igaratinga utilize o DDD 37.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Igaratinga
Minas Gerais - MG

Histórico

Os primeiros habitantes da região foram os bandeirantes que se dirigiam a Pitangui, em suas fixações às margens direita e esquerda do Rio São João.
A cidade de Igaratinga encontrava-se localizada dentro da área da propriedade dos Mateus, fazenda esta que foi abandonada pelos proprietários, segundo moradores antigos.
O advogado, Dr. Aristides Milton, de Pará de Minas, ao saber desta propriedade procurou pelos herdeiros da fazenda que residiam em vários locais do estado, e decidiram fazer a divisão da fazenda, sendo remunerado com metade das terras onde estava localizado o Arraial de Santo Antônio da Pedra, primeiro nome da cidade. Por decisão dos herdeiros, foi doada uma área de vinte alqueires para a Capela de Santo Antônio da Pedra, marcando os limites da atual Cidade.
As primeiras famílias que chagaram ao local foram a Ferreira Guimarães, a Mendes e a família Ferreira da Silva que era descendente de escravos.
Após a formação do município de Igaratinga, em 1962, a cidade desenvolveu.
A primeira estrada construída, foi de Belo Horizonte ao Triângulo Mineiro; também instalado o primeiro telefone público no sobrado do ?Nê?, uma das primeiras casas da cidade.
Na década de 40, foi construída, no Rio São João, uma usina hidrelétrica denominada Usina dos Britos. Por volta de 1950, essa usina passou a fornecer energia para o Distrito de Santo Antônio do Rio São João Acima, com horário restrito de fornecimento. Tal usina foi comprada pela Companhia de Tecidos Santanense de Itaúna.

Gentílico: igaratinguense

Formação Administrativa

O Arraial de Santo Antônio da Pedra foi elevado a distrito pela Lei Provincial nº 882 em 08/06/1858 com o nome de Santo Antônio de São João Acima e passou a Freguesia por força da Lei nº 3.141 de 18/10/1883, pertencendo agora ao Município de Pará de Minas (antes pertencia à Freguesia de Pitangui).
O distrito tornou-se município através da Lei nº 2.764 de 28/12/1962 desmembrado de Pará de Minas e instalado Município em 01/03/1963. Em 08/10/1982, passou a possuir um distrito, Antunes.