Araguari, MG História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Araguari, MG é de 38440001 à 38459999 e o código IBGE do município é 3103504. Quem nasce na cidade é chamado de araguarino e para ligar para Araguari utilize o DDD 34.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

A região foi desbravada inicialmente por Bartolomeu Bueno da Silva, "O Anhanguera", que tinha por objetivo, chegar a Goiás. O Triângulo era habitado pelos índios Caiapós; estes preparavam constantes emboscadas aos "brancos invasores", prejudicando, assim, a comunicação da província de Goiás com São Paulo. Para solucionar tal problema foi organizada, em 1748, uma grande expedição, composta em grande parte de "índios mansos", para expulsar os caiapós; e foram, posteriormente, alojados em 18 aldeias ao longo da estrada de Anhanguera (cortava toda região, ligando São Paulo a Goiás ).
Neste contexto, a história propriamente dita de Araguari data dos princípios do século XIX, época em que Antônio Resende Costa, o ‘Major do Córrego Fundo’, comissário de Sesmarias da região do Triângulo, demarcou, entre outras, a Sesmaria do Serrote (hoje Fundão) e a da Pedra Preta (hoje Cunhas), início do atual município de Araguari. O major tomou posse, também, de um terreno de sobra entre as duas Sesmarias, doando-o, mais tarde, à Igreja como patrimônio da freguesia que ali se estabeleceu, sob a invocação de Ventania. Esse foi o primeiro passo para a construção do povoado. Ao redor da nova sede paroquial foram se concentrando os habitantes de Brejo Alegre. As festas religiosas tradicionais da Igreja atraíam romeiros das fazendas próximas. A evolução e o desenvolvimento urbano da vila de Brejo Alegre foi lenta, natural e assistemática.