Andradas, MG História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Andradas, MG é de 37838001 à 37842999 e o código IBGE do município é 3102605. Quem nasce na cidade é chamado de andradense e para ligar para Andradas utilize o DDD 35.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

A ocupação da terra que constitui hoje o território do município de Andradas foi feita nos fins do século XVIII por dois fazendeiros de Baependi – Felipe Mendes e o Guarda-Mor Antônio Rabelo de Carvalho – que para ali chegaram em viagem de exploração.
Depois de terem atravessado o rio das Antas e cruzado a Cachoeira Grande do Córrego do Tamanduá resolveram se fixar nas margens do Córrego do Cipó. Felipe Mendes tomou posse das terras da margem direita, enquanto o Guarda-Mor fazia o mesmo na esquerda. Com o gado que haviam trazido iniciaram a criação.
Cresceu a localidade com o passar dos tempos. Os latifúndios iniciais se fragmentaram. A atividade econômica era variável segundo a época do ano e determinada pela respectiva estação. Na seca, os moradores desciam a serra do Caracol para perto da mata, onde faziam suas plantações; na estação das águas, subiam aos chapadões para cuidar do gado.
A formação do patrimônio da Igreja começou com a doação de um alqueire de terra por Cândido José Mendes ao “Mártir São Sebastião”, alqueire este que circundava a capela já então existente.
Com a abolição da escravatura, apareceram em Andradas os primeiros colonos, em sua grande parte de origem italiana, que ali de fixaram na atividade agrícola, principalmente na cultura da parreira.