Cascavel, CE História da Cidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A faixa de CEP de Cascavel, CE é de 62850000 à 62859999 e o código IBGE do município é 2303501. Quem nasce na cidade é chamado de cascavelense e para ligar para Cascavel utilize o DDD 85.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Poucos anos após a assinatura de "capitulação de Taborda", que restaurou, com a saída das forças de Matias Bech, o domínio lusitno em terras cearenses, a história de Cascavel registra em 1660 - segundo consta do relatório de 1814 do Governador Luiz Borba Alardo de
Menezes - a visita catequética do grande padre Antônio Vieira, a quem se ficou devendo o aldeamento de dezenas de missões de várias tribos indígenas da região.
No Ceará, defrontam-se as duas correntes do expansionismo colonizador, a pernambucana ou de sertão de fora e a baiana ou de sertão de dentro, que se derramaram
por todo o Nordeste à procura de novos campos de criação de gado.
Constitui árdua e dolorosa tarefa a fixação destes colonos oriundos de Pernambuco ou da Bahia nas fazendas de gado que lhes iam sendo concedidas por meio de data ou sesmarias.
Em outubro de 1680, o capitão Estêvão Velho – um dos colonizadores do Aquiraz - e mais 6 companheiros tiraram uma data de sesmaria de três léguas para cada um a partir da passagem chamada Goiaí, nas proximidades do mar.
Idêntica iniciativa foi tomada, em 1690, pelo alferes Manuel Correia de Souza e pelos ajudantes Manuel Gomes de Oliveira e Manuel Rodrigues Bulhões, na região que se estende dos confins da várzea de Goiaí para baixo do rio Choró.
Em 1710, o sargento-mor Manuel Rodrigues da Costa iniciou os trabalhos de construção da pequena capela de Nossa Senhora do 6, à qual emprestou valiosa ajuda financeira constante de doação do terreno, cabeças de gado e aquisição, em Lisboa, das imagens de Nossa Senhora do 6, de Santo Antônio e de Santa Luzia. Na fértil região dos tabuleiros, tão propícia ao cultivo da mandioca e da cana-de-açúcar, nasce e cresce -
a meio caminho da cidade - o porto de Aracati e de Fortaleza, capital da Província, um pequeno núcleo populacional que viria a ser, mais tarde, a importante cidade de Cascavel.