Alagoas História do Estado
Alagoas fica na Região Nordeste do Brasil. A faixa de CEP é de 57000000 à 57999999.
Alagoas é um dos estados brasileiros situado no leste da região Nordeste. Limita-se com os estados de Pernambuco ao norte e noroeste, Sergipe ao sul, Bahia ao sudoeste, e oceano Atlântico a leste. Com uma área total de aproximadamente 27 848 km², é dividido em 102 municípios. Sua capital é Maceió e a sede administrativa está localizada no Palácio República dos Palmares. O governador atual é Paulo Dantas (MDB).
História
Alagoas foi originalmente parte da Capitania de Pernambuco até se tornar autônomo em 1817 como punição por D. João VI por causa da chamada Revolução Pernambucana. Sua ocupação começou com a expansão para o sul da lavoura de cana-de-açúcar na Capitania de Pernambuco que necessitava de novas áreas de cultivo. Os primeiros núcleos colonizadores foram Porto Calvo, Alagoas (atualmente Marechal Deodoro), e Penedo.
Cultura
Alagoas tem uma rica cultura com tradições como o sururu e água de coco. Também abriga um dos folclores mais variados do país. No entanto, enfrenta desafios no desenvolvimento humano e alfabetização.
Indústria
É um dos maiores produtores de cana-de-açúcar e coco-da-baía do país, baseando sua economia na agropecuária.
Etimologia
O nome Alagoas vem da palavra latim lacus que significa tanque ou lago. No português brasileiro, foi registrado pela primeira vez em documentos nos séculos XIV e XVI, onde apareceu nas formas lagona, lacõna, e posteriormente como alagoa.